Feliz 2020!

Olá Homelabers! Feliz 2020 a todos vocês! Mais um ano se inicia e estamos aqui firme e forte tocando esse bloguinho!

O ano de 2019 foi muito bacana e você pode ver um breve resumo no post retrospectiva-2019.

Mas agora eu quero falar sobre 2020. Se você costuma acessar meu blog, deve ter notado a mundança no layout.

Bye-bye Wordpress, Hello Hugo!

Uso o Wordpress como ferramenta para criar blogs e sites desde a versão 0.7 de 2003. Participei de toda a evolução da ferramenta, vi o Wordpress se tornar o padrão para blogs e sites em todo o mundo e tenho um enorme carinho por ele, mas infelizmente chegou a hora de mudar.

Já há algum tempo que eu não estava satisfeito com o meu site. O tema do Wordpress já estava cansado, mas o que mais me incomodava muito era que o site estava “pesado”, lento…

Eu já havia ouvido falar em sistemas de gerenciamento de conteúdo (CMS) que não usam um banco de dados para gerar o site automaticamente. Dentre várias opções acabei por escolhendo o sistema chamado Hugo (https://gohugo.io/) por ser bastante leve e relativamente fácil de utilizar.

Hugo

O Hugo basicamente converte o template do site e cada post escrito no formato markdown em arquivos html estáticos. Com isso, não existe a necessidade de usar um banco de dados para armazenar as informações do site – posts, metadados, etc. – o que faz o site ficar muito mais simples, leve e rápido.

As dificuldades

Tenho que confessar que tiver muitas, mas muitas dificuldades em fazer a migração, foram horas e horas de lendo uma dezena de blogs, a documentação do Hugo (https://gohugo.io/documentation/) – que não é uma das melhores, fóruns e pedindo ajuda para alguns amigos.

Eu comecei a escrever o Homelaber em março de 2015, já são quase 5 anos e foram 331 posts escritos até o momento. O site era enorme, só o banco de dados mysql que sustentava o site tinha mais de 600mb.

Tentei usar alguns plugins de exportação do Wordpress para o Hugo, mas sempre acabava “capotando” o host. A solução foi exportar o blog para xml e usar uma ferramenta para converter de xml para markdown. Depois disso, foi bem tranquila a migração.

Eu vou fazer alguns posts mostrando todo o processo e mostrando outras opções de sistemas para criar de blog ou sites similares ao Hugo.

O que mudou no site?

Em primeiro lugar, o site ficou muito leve e rápido para carregar. MUITO rápido. Fiz um teste usando o Pingdom (https://tools.pingdom.com/) e tempo de carregamento mudou de 3 segundos para 300 milissegundos e ainda existe espaço para melhorias.

Outra clara mudança é no layout. Decidi por um layout bem mais limpo, leve e moderno. Confesso que foi um pouco difícil desapegar do layout antigo, onde eu sempre utilizava uma imagem diferente para cada post. Eu sou um cara bastante visual e foi difícil, mas acabei gostando assim. E caso eu ache que isso deve mudar, é bem fácil adicionar uma imagem de header nos posts.

Os comentários no blog no momento estão desativados. Com o Hugo, a maneira mais fácil de ter comentários nos posts é utilizar o serviço Disqus (https://disqus.com/). Eu já usei o Disqus no passado, mas acabei não gostando muito, para comentar você precisa estar logado em alguma rede social. Eu pesei bastante, até o momento, nesses 5 anos e mais de 300 posts, existem 275 comentários no blog, sendo 60 feitos por mim. Então acho que o impacto não vai ser tão grande assim e quero levar a discussão para o Twitter. Veremos!

Ainda faltam alguns ajustes a serem feitos, preciso revisar os posts antigos para corrigir links, tabelas etc. mas isso eu vou fazendo com o tempo.

E preciso definir ONDE vou rodar o site. Existem diversas opções das mais variadas para hospedar um site estático. Desde um host tradicional, um bucket S3, o github pages, um container Docker rodando um servidor http simples e muitas outras maneiras. No momento estou usando o serviço gratuito github pages, mas estou estudando outras soluções.

E o futuro?

A primeira decisão que eu tenho que tomar sobre o futuro do blog é decidir onde irei hospedá-lo. Quero aproveitar para aprender e colocar em prática os conceitos de CI/CD, GitOps, etc.

Vou deixar aqui um pequeno ToDo para melhorias que pretendo fazer no site como referência e vou atualizando conforme for implementando:

ToDo:

  1. Definir onde hostear o blog
  2. Criar um workflow de publicação
  3. Implementar busca no blog
  4. Forçar os links a abrirem em uma nova tab no navagador
  5. Forçar o @handle a abrir diretamente no twitter
  6. Criar um author box no final de cada post
  7. Arrumar os menus/sub-menus
  8. Arrumar as imagens dos posts nas redes sociais (Open Graph)
  9. Adicionar botões para compartilhar o post nas redes sociais
  10. Favicon
  11. Who knows….

Como deu para perceber, ainda tenho vários pontos a resolver na migração, mas se eu ficar enrolando para migrar o site somente quando estiver TUDO perfeito, não vou migrar nunca.

Quero ouvir o seu feedback e a sua opinião.

O que você, caro leitor achou do novo Homelaber?

Está conseguindo acessar facilmente? Ficou mesmo mais rápido?

Você encontrou erros?

Me conta lá no Twitter @homelaber sobre o que você achou da mudança.

Até o próximo post!

Compartilhe esse post nas redes sociais...

Valdecir Carvalho

Nerd e pai orgulhoso da Mariana e João. Profissional Sênior de TI com foco em arquitetura de infraestrutura e cloud computing. Blogueiro, podcaster, palestrante, amante de comunidades técnicas, fotógrafo aposentado e adora jogos antigos.

#vExpert · #VMUGLeader · #VUGBrasil · #vBronwBagBrasil · #VeeamVanguard