Olá Homelabers!

Quem costuma aparecer aqui no blog, sabe que eu “sou” VMware vExpert e que também sou um grande divulgador do programa. Outro dia, em um bate-papo com o meu colega Ricardo Conzatti (@ricardoconzatti) do Solutions4Crowds, questionamos um ao outro: O que significa ser um VMware vExpert?

Mas antes de responder a essa pergunta:

O que é o PROGRAMA VMware vExpert?

Em outras palavras, o vExpert é um programa de Marketing da VMware para consolidar a sua marca através de pessoas “apaixonadas” pela VMware, seus produtos e com uma enorme paixão por comunidades e compartilhamento de conhecimento, ou seja, os chamados evangelistas.

Assim como o vExpert, existem diversos outros programas semelhantes: Microsoft MVP, Cisco Champion, Veeam Vanguard e a lista segue…

Ficou claro então, que o vExpert não é uma certificação, mas sim um título de reconhecimento, oferecido anualmente a aqueles que fizeram por merecer.

Quem são os vExperts?

vExpert são pessoas que fizeram algumas das mais importantes contribuições para a comunidade VMware. São os blogueiros, autores de livros, líderes VMUG, palestrantes, desenvolvedores de ferramentas, líderes da comunidade e entusiastas em geral.

vExpert trabalham como administradores de TI e arquitetos para clientes VMware, atuam como consultores e trusted advisors para parceiros VMware ou como consultores independentes, e alguns trabalham para a própria VMware.

Todos têm a paixão e o entusiasmo por tecnologia e usam a tecnologia para resolver problemas. Eles contribuíram para o sucesso de todos nós, compartilhando seus conhecimentos e experiência e indo além de suas atividades do dia a dia.

Agora, dito isso tudo, eu posso responder a nossa pergunta inicial:

O que significa ser um VMware vExpert?

Para mim, ser um vExpert, significa antes de tudo COMUNIDADE.

Significa pertencer, e pertencer é diferente de fazer parte.

Eu explico, no meu conceito de PERTENCER significa participar, interagir, dar, receber, ser referente, ter relação, ser merecido, responsabilidade, vínculo e principalmente paixão.

Ser um vExpert me proporcionou inúmeras coisas ao longo de 2 anos, coisas que estou certo de que nunca seriam possíveis se eu não pertencesse a essa comunidade.

  * Conhecer um **número enorme de pessoas inteligentes**
  * Realmente aprender o que é uma comunidade
  * Fazer parte do [VMUG](http://homelaber.com.br/vmug-vmware-user-group-grupo-de-usuarios-vmware/)
  * [Iniciar o VMUG em SP](http://vmugsp.com.br)
  * Participar da [VMworld 2016](http://homelaber.com.br/vmworld-2016-resumao-da-vmworld-parte-1-o-que-acontece-em-vegas-nao-fica-em-vegas/)
  * Participar da [VMworld 2017](http://homelaber.com.br/vmworld-2017-eu-vou/)
  * Melhorar meus skills técnicos e não técnicos
  * Melhorar meu Inglês
  * e a lista vai....

E agora a minha provocação aos amigos vExperts. O que significa ser um vExpert para você?