Back-to-Basics: Diferenças entre tipos de disco em uma VM (Thin vs Thick Provision)
VMwareCompartilhe esse post nas redes sociais...
Olá Homelabers!
Hoje vou começar uma série de artigos chamada Back-To-Basics (ou De volta ao básico em bom Português). Nessa série vou escreve sobre aspectos básicos referente a virtualização. Geralmente serão posts curtos, explicando o conceito de uma determinada tecnologia;
No artigo de hoje, vou esclarecer diferença entre: Thick Provision vs Thin Provision
Em resumo:
**Thick Provision Lazy Zeroed **– é um disco “thick” padrão, ou seja, todo o espaço é alocado no momento da sua criação. Neste formato de disco virtual, qualquer dado que exista no dispositivo físico é mantido no momento da criação, e só são “zerados” no momento em que a máquina virtual vai escrevendo seus dados.
Thick Provision Eager Zeroed – é um disco “thick” que possui suporte a alguns recursos de cluster, como FT. Também aloca todo o espaço necessário no momento da sua criação. A diferença para o formato “lazy” (ou flat) é que os dados existentes no dispositivo físico são todos zerados no momento da criação. O tempo de criação deste tipo de disco pode demorar mais que os demais.
Thin Provision – neste tipo de disco apenas um espaço mínimo é utilizado no momento da sua criação. A medida que mais espaço físico for sendo necessário, o disco “thin” vai aumentando o seu tamanho, podendo chegar até o tamanho alocado inicialmente.
Na imagem abaixo, podemos ver e entender com facilidade a diferença entre Thick Provisioning e Thin Provisioning
[caption id=“attachment_1331” align=“aligncenter” width=“800”] Diferença entre Thick Provisioning e Thin Provisioning[/caption]
Portanto, se você tem pouco espaço em disco no seu lab, o caminho a seguir é sempre usar Thin Provision. Mas o esquema (mesmo em produção) é sempre ficar de olho na utilização e monitorar o crescimento de suas VMs.
No meu trabalho, todas as VMs que utilizamos, são criadas como Thin Provision e temos um monitoramento super bacana e em cima, para não termos surpresas.
Na minha opinião (totalmente pessoal), trabalhar com Thick Provision é a mesma coisa que trabalhar com storage no século passado. Você vai lá, compra discos projetando um crescimento de 3 anos e aloca disco para cada servidor. Mesmo se o servidor em questão não utilize aquele espaço provisionado, o disco já foi alocado, desperdiçando disco. Com o Thin Provision, você “tecnicamente economiza disco”.
Outro ponto importante: PERFORMANCE. Eu li dezenas de artigos (vou deixar os links aqui no post) sobre isso e no final não consegui chegar a nenhuma conclusão. Uns dizem que disco Thin Provision é mais performático do que disco Thick, outros dizem o contrário. Aqui, o que vale é testar no seu ambiente para tomar a decisão.
É isso ai.. Vou deixar alguns links, onde vocês podem pesquisar mais informações (todos em Inglês).
Até a próxima pessoal!
Links:
http://www.vmware.com/br/products/vsphere/features/storage-thin-provisioning
http://blogs.vmware.com/vsphere/2012/03/thin-provisioning-whats-the-scoop.html
https://www.vmware.com/pdf/vsp_4_thinprov_perf.pdf
http://www.storagecraft.com/blog/virtualization-thin-provisioning-better/
http://www.storagecraft.com/blog/top-3-limitations-thin-provisioning/
http://www.techrepublic.com/blog/the-enterprise-cloud/what-is-thin-provisioning/
Compartilhe esse post nas redes sociais...