Olá Homelabers!

Qual versão do vSphere vocês estão utilizando em produção ou em seus labs?

Particularmente, ainda estou rodando meu lab na versão 6.0.X, mas estou planejando um upgrade para o 6.5 em breve - com posts, aguarde! :)

Outro dia vi um tweet do Emad Younis (@emad_younis) sobre o fim do suporte geral do vSphere 5.5 (caramba já!!!) em Setembro/2018 e resolvi resgatar esse post e que estava nos rascunhos do blog.

https://twitter.com/emad_younis/status/950820777674158081

Hoje quero falar sobre a Política de Ciclo de Vida dos produtos VMware (Lifecycle Matrix), um ponto super importante, mas que vejo pouca gente falando sobre.

Em linhas gerais, a política do ciclo de vida dos produtos VMware é a seguinte:

Os produtos da VMware tem um ciclo de vida de 7 anos, sendo 5 anos de General Support a partir do GA (General Availability) e mais** dois anos de Technical Guidance**.

Fase geral de suporte (General Support Phase)

A fase de suporte geral começa na data de disponibilidade geral de uma versão principal (“GA”) e tem uma duração fixa. Durante a fase de Suporte geral, para os clientes que compraram o suporte da VMware, a VMware oferece atualizações, correções de erros e segurança e assistência técnica, de acordo com os Termos e Condições de Suporte e Subscrição.

Fase de orientação técnica (Technical Guidance Phase)

A orientação técnica, se disponível, é fornecida a partir do final da fase de suporte geral e tem uma duração fixa. A orientação técnica está disponível principalmente através do portal de auto-ajuda e o suporte por telefone não é fornecido. Os clientes também podem abrir um pedido de suporte on-line para receber suporte e soluções alternativas para problemas de baixa gravidade apenas nas configurações suportadas. Durante a fase de Orientação Técnica, a VMware não oferece suporte a novo hardware, atualizações do servidor / cliente / host, novos patches de segurança ou correções de erros. Esta fase destina-se a ser utilizada por clientes que operam em ambientes estáveis ​​com sistemas que operam sob cargas razoavelmente estáveis.

Fim da Vida de Suporte (End Of Support Life)

Um produto atingiu o fim da vida de suporte (EOSL) quando já não é geralmente suportado pela VMware. O fim da vida de suporte para um produto específico é o final do suporte geral ou final da orientação técnica, se disponível para esse produto específico.

Fim da Disponibilidade (EOA) / Fim da Distribuição (EOD)

Um produto chegou ao fim da disponibilidade quando já não está disponível para compra da VMware. Um produto chegou ao fim da distribuição quando a VMware não pode mais disponibilizá-la como download da vmware.com ou distribuir o produto de outras maneiras. O fim da disponibilidade e o final da distribuição podem coincidir.

Resumo do suporte ao ciclo de vida

VMware Lifecycle Product Matrix

Como comentei no começo do post, o vSphere 5.5 está chegando ao fim do suporte em setembro desse ano (2018). A VMware publica uma planilha com o ciclo de vida de todos os seus produtos e essa planilha pode ser encontrada nesse link (pdf)

É importante ficar de olho nos anúncios dos fabricantes - não só da VMware - para se planejar e não ser pego de surpresa e ficar sem suporte.

Deixe ai nos comentários, qual o software mais antigo que você tem em produção hoje?

Mais informações aqui » https://www.vmware.com/support/policies/lifecycle.html

Um abraço e até o próximo post!

–VC

Compartilhe esse post nas redes sociais...

Valdecir Carvalho

Nerd e pai orgulhoso da Mariana e João. Profissional Sênior de TI com foco em arquitetura de infraestrutura e cloud computing. Blogueiro, podcaster, palestrante, amante de comunidades técnicas, fotógrafo aposentado e adora jogos antigos.

#vExpert · #VMUGLeader · #VUGBrasil · #vBronwBagBrasil · #VeeamVanguard