Olá Homelabers,

Na semana passada, recebi alguns equipamentos da Ubiquiti Brasil- obrigado Samuel (@shbbrito) beijo! - para testar e colocar em produção aqui no meu Homelab.

Os equipamentos são da linha Unifi, a mais nova e moderna linha de equipamentos da Ubiquiti, com um foco em SDN (Software Defined Network) ou seja, sua rede é toda controlada por software. Recomendo a leitura desse artigo do Mateus Wolff sobre SDN

Eu já conheço e uso equipamentos da Ubiquiti há muitos anos, e posso dizer que houve uma evolução espantosa nos últimos anos. A Ubiquiti é referência de equipamentos para redes Wifi, mas muita gente ainda desconhece toda sua linha de produto, que oferece soluções completas para networking. Arrisco a dizer que as soluções de redes wireless da Ubiquiti não ficam devendo nada para Cisco.

Aqui em casa, eu já utilizo o equipamento da linha Amplifi, que é composto por um roteador e 2 antenas, que formam uma rede mesh wifi. Tenho esse equipamento há exatamente um ano e resolvi totalmente o problema de cobertura e potência do sinal no meu apartamento, hoje consigo assistir filmes no Netflix em 4K na TV da sala usando o wifi - o que era antes impossível.

Mas voltando aos equipamentos que a Ubiquiti Brasil me mandou para testar:

  * [Unifi Security Gateway (USG)](https://www.ui.com/unifi-routing/usg/)
  * [Cloud Key Gen2 Plus](https://unifi-protect.ui.com/cloud-key-gen2)
  * [Unifi Switch 8 60W](https://www.ui.com/unifi-switching/unifi-switch-8/)
  * [Unifi Nano HD](https://unifi-nanohd.ui.com/)
  * [Unifi G3 Flex](https://unifi-video.ui.com/g3-flex)

Com esses equipamentos, vou poder fazer um revamp na rede do meu lab e principalmente fazer a separação física e lógica da rede do Lab e a rede de Produção (minha casa).

Ao longo do tempo, venho fazendo um downsizing no meu lab, eliminando equipamentos grandes - e que consomem muita energia elétrica - para equipamentos menores. O consumo de todos esses equipamentos da Ubiquiti JUNTOS não vai chegar perto do Switch Cisco de 48 portas que tenho rodando aqui hoje.

A change para colocar esse novo equipamento em produção já passou pelo CAB e está agendada para o próximo final de semana. :)

Vou atualizando vocês com as novidades e posts sobre como fazer a instalação e configuração dos equipamentos e como vai ficar a rede do meu lab!

Se você quiser saber mais sobre os produtos da Ubiquiti, o time de Community Managers no Brasil tem um blog super bacana, com vários artigos em Português, o canal oficial no Youtube, um grupo no Telegram e o fórum oficial em Português no site da UBNT.

Mais uma vez, obrigado ao time da Ubiquiti Brasil.

Compartilhe esse post nas redes sociais...

Valdecir Carvalho

Nerd e pai orgulhoso da Mariana e João. Profissional Sênior de TI com foco em arquitetura de infraestrutura e cloud computing. Blogueiro, podcaster, palestrante, amante de comunidades técnicas, fotógrafo aposentado e adora jogos antigos.

#vExpert · #VMUGLeader · #VUGBrasil · #vBronwBagBrasil · #VeeamVanguard