Na FIRMA - Erro: Unsupported hardware family vmx ao importar um arquivo .OVF
TutoriaisCompartilhe esse post nas redes sociais...
Olá Homelabers!
No post de hoje vou contar uma situação que enfrentei na FIRMA e como resolvi o problema. Acredito que isso possa ser útil para muita gente. Então vamos lá:
Hoje a tarde recebi um fornecedor que iria fazer um deploy de uma VM com um software para uma PoC (Prova de Conceito ou Proof of Concept em Inglês). Ele me trouxe um HD com o o OVF, os discos, etc. Até ai tudo fácil e normal. Fazer deploy de OVF é fácil.
Quando comecei a importação do OVF, tomei o seguinte erro:
Unsupported hardware family vmx- during OVF import
Logo suspeitei que fosse a versão do ESXi que a VM foi exportada**. Fui consultar a base de KB’s da VMware** e encontrei um artigo explicando as versões de hardware de uma VM - Virtual machine hardware versions (1003746) e nesse artigo descobri que a familia vmx-11 se refere a VMs criadas no ESXi 6.x. Como o meu ambiente lá na FIRMA roda em ESXi 5.5 matei o problema na hora.
Agora tinha que descobrir como converter um OVF criado na versão 6.x para a versão 5.5 do VMware ESXi. Mais uma vez com a ajudinha do Google, encontrei um artigo no Running-System.com de Julho de 2015 que ensinava a converter um OVF da familia vmx-10. Tentei o mesmo procedimento e deu certo. Vou reproduzir aqui para vocês o que eu fiz.
1. Editar o arquivo .OVF para trocar a versão do hardware
* Faça uma cópia do arquivo .ovf
* Abra o arquivo e edite a seguinte linha:
_ Virtual hardware requirements_ _ _ _ vssd:ElementNameVirtual Hardware FamilyElementName>_ _ vssd:InstanceID0InstanceID>_ _ vssd:VirtualSystemIdentifierOracleBigDataDiscovery1.2VirtualSystemIdentifier>_ _ vssd:VirtualSystemType**vmx-11**</vssd:VirtualSystemType>_ _ _ * Troque o **vmx-11** por **vmx-10** que é a família da VM do ESXi 5.5 * Salve o arquivo e “reserve”.
-
Editar o arquivo .mf e trocar o hash que representa o arquivo .ovf O hash desse arquivo usa SHA-1
- Acessar o site http://onlinemd5.com/
* Carregar o arquivo **.ovf alterado**
* Calcular o **valor do hash SHA-1**
* Trocar o **hash do arquivo antigo** para **hash do arquivo editado**
* Salvar o arquivo .mf
Após isso, é só voltar a fazer o deploy do .ovf normalmente no ESXi e pronto. Vai passar liso!
Uma informação importante: A VM não vai ligar se vc utilizar uma versão de VM acima do ambiente instalado. Ex. O ESXi 6 vai rodar uma VM criada no ESXi 5.X, mas o contrário não é verdade.
É isso ai pessoal! Até a próxima!
VC
Compartilhe esse post nas redes sociais...