VMware e Amazon juntas. Agora você poderá rodar softwares VMware na AWS

Olá Homelabers!

Notinha rápida para comentar uma matéria que eu vi no Reddit/Fortune ontem a noite: VMware Will Team With Former Nemesis Amazon in Cloud Pact (VMware se juntará a sua “Ex-Inimiga” Amazon em um pacto de cloud).

vmwareamazonjuntos

Esse notícia é bombástica e na minha opinião nós usuários só temos a ganhar com isso.

A Amazon é indiscutivelmente o maior e mais popular player de Cloud pública do mercado enquanto a VMware é o maior player de virtualização, dominando com folga o mercado corporativo. A VMware até que tentou uma iniciativa de Cloud Pública no passado, mas o vCloud Air não decolou e a VMware acabou ficando para trás no mercado, perdendo terreno para AWS, Microsoft e Google.

Com o anúncio da parceria, que segundo o artigo da Fortune, acontecerá na próxima semana, a VMware abrirá ainda mais o seu leque de atuação, e com isso irá beneficiar seus clientes.

No keynote de abertura da VMworld 2016 muito se falou em CROSS-CLOUD. Houve também o anúncio do VMware Cloud Service e a parceria com a IBM + SoftLayer.

Vou deixar aqui a minha opinião sobre tudo isso que está rolando em dois trechos de um post que já está escrito mas não finalizado, com minhas anotações sobre a VMworld.

Sobre o VMware Cloud Foundation:

Outro ponto que vale destacar é que o VMware Cloud Foundation poder também rodar como serviço em provedores de cloud (public cloud). Inicialmente o único Cloud Provider habilitado é a IBM. Mas em um futuro próximo, outros players irão aparecer. Aqui um parênteses: Não sei como os outros players irão se “compartar/sentir” sendo que AGORA somente a IBM está tendo acesso a nova tecnologia.

Sobre o Cross-Cloud Services:

Outra aposta que eu faço, depois de conversar com várias pessoas no evento (VMworld 2016), é que o futuro e quem sabe o presente desse lance de Hybrid Cloud não será uma relação 1-1, ou seja, cada empresa irá utilizar múltiplos provedores de cloud, como algumas máquinas rodando na Amazon AWS EC2, alguns containers no Microsoft Azure, alguns containers e hosts vSphere dentro de casa, outros rodando na IBM Softlayer, etc e o que vai “colar” tudo isso será o VMware NSX proporcionando uma camada de rede e segurança única.

Esse é o futuro pessoal. O futuro que já está acontecendo. E para nós, “técnicos” de TI? Vamos correr atrás de estudar não somente VMware, mas todo o ecossistema de um Datacenter Definido por Software (SDDC).

SDN, SDDC, NSX, AWS, EC2, XaaS, essa sopa de letrinhas e siglas em Inglês farão cada vez mais parte do nosso dia-a-dia e conhecer o conceito de cada uma delas irá definir o nosso futuro e o profissional que seremos daqui para frente.

Leia aqui a matéria completa da Fortune sobre o “provável” anúncio.

É isso ai pessoal! Até a próxima!

VC

Só mais um cara quase 40rentão com mais de 15 anos trabalhando com “computação”. Mestre em Nada, NINJA 9º DAN em Coisa Nenhuma.

Conhece um pouquinho de Infraestrutura, Redes, Servidores, SO, Virtualização, Desenvolvimento, Suporte e Helpdesk.

Editor do blog Homelaber Brasil (http://homelaber.com.br)

Nerd, Acumulador, Corintiano-Maloqueiro-Sofredor, Old School Gamer (Arcades), Marido, Pai da Mariana, do João e da Gabi, fotógrafo aposentado e bebedor de cerveja e whiskey.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *