Review Royal TS & Giveaway

Olá Homelabers!

Qual ferramenta de terminal/rdp vocês utilizam no dia a dia para gerenciar seus ambientes remotamente, sejam eles Windows, Linux, Web, VMware, etc?

O famoso Putty? O Remote Desktop do Windows?

Se você gerencia diversos servidores, a sua rotina deve ser mais ou menos assim: Abre o Remote Desktop, digita o ip do servidor, coloca seu usuário e senha, loga na máquina, e repete tudo novamente não? O mesmo vale para os servidores Linux, com o Putty certo?

Ambos, são excelentes software e que fazem o seu papel muito bem, mas quanto se torna necessário ter 5, 10 sessões abertas de Putty a coisa começa a complicar não é mesmo?

A solução?

logo_royalts.png

Eu já utilizei muito a dupla Putty/Remote Desktop, depois passei a utilizar o mRemoteNG, MobaXTerm e vários outros, mas recentemente, conheci um software bem interessante e que estou gostando muito de usar, o Royal TS da Royal Applications (https://www.royalapplications.com/).

O Royal TS é um produto maduro e que já tem mais de 10 anos de mercado, mas é incrivelmente desconhecido, pelo menos no meu circulo de amizades

Nesse post, vou fazer um review dessa aplicação, mostrando suas principais funcionalidades.

O Royal TS é uma solução de acesso remota completa, que permite conexões com SSH, Windows RDP, VNC, Sites Web, FTP, TeamViewer, Hyper-V, VMware ESXi, VMware vCenter, Windows Event Viewer, etc.

O aplicativo funciona de forma diferente das ferramentas terminal as quais estamos acostumados, você cria um arquivo e armazena suas conexões, tarefas, credenciais, atalhos etc.

Esse arquivo pode ser criptografado e compartilhado com as pessoas do seu time que também acessam os mesmos servidores que você, e o compartilhamento pode ser feito via rede (file share) ou via Dropbox/OneDrive ou qualquer outro software de compartilhamento na núvem, mantendo assim, todas as conexões centralizadas em um único local e atualizadas. Acabou aquela de chegar um cara novo no time, e você ter que fica passando a lista de IPs/Senhas de todos os servidores do ambiente.

Atualmente existem versões para Windows e MacOS e também iOS e Android. De acordo com os desenvolvedores, o custo para portar a ferramenta para o ambiente Linux, acaba não se pagando

E o melhor, o software é totalmente Free e existe uma versão paga que custa aproximadamente $40 USD – um preço bastante razoável por tudo o que o software ofereçe.

Gerenciador de Conexões:

O Royal TS tem versões para Windows e MacOS e para mim o seu maior valor é ser um Gerenciador de Conexões, ou seja, com um único software instalado, você pode gerenciar servidores Windows, Linux, Microsof Hyper-V, VMware ESXi, VMware vCenter e muitas outra funcionalidades, que vou mostrar abaixo

 

royalTS-Features-01

Gerenciamento de Senhas:

Outra caracteristica que eu gosto muito no Royal TS, é o gerenciamento de senhas. Para Lab ou mesmo para ambiente de Produção, basta você criar as suas senhas e associar a cada conexão e pronto, acabou aquela história de ficar digitando senha a cada vez que você tem que logar no ambiente. As senhas ficam encryptadas e protegidas.

Você pode ainda integrar o Royal TS com o LastPass e o KeePass, duas ferramentas muito conhecidas e utilizadas no mercado.

Tarefas:

Com o Royal TS, você pode criar tarefas para serem executadas sempre que necessário, como por exemplo: Executar um ping em um determinado servidor, executar um traceroute, executar sequências de teclas, etc. Existem uma infinidade de opções que irão ajudar e agilizar muito o seu dia a dia.

royalTS-Features-02.png

Documentos:

O Royal TS trabalha com o conceito de “Documentos”. Documentos são conjuntos de conexões, credenciais, tarefas, etc que podem ser compartilhadas – de uma forma segura – entre pessoas do seu time.

Não me lembro de ter visto outros softwares com esse conceito antes.

Um exemplo de uso clássico para documentos: Gerenciar conexões de Produção, Staging, Homologação e Dev.

Você simplesmente cria um Documento no Royal TS para as máquinas do seu ambiente de Dev por exemplo, clica com o botão direito no documento e escolher “Connect All in Document”e voialá! Todas as conexões serão abertas e você já pode começar a trabalhar.

royalts-homelaber.gif

Licenciamento:

Como mensionei no começo desse post, o Royal TS dispõe de uma versão totalmente Free, chamada de Royal TS Lite, que suporta até 10 conexões, 10 credenciais e 1 documento.

A versão paga, para um usuário custa USD $40.

Existem outras formas de licenciamento para empresas que podem ser vistas no site https://www.royalapplications.com/ts/osx/buy

Resumo:

O Royal TS é uma excelente e poderosa ferramenta para quem trabalha em ambientes com diversos servidores ou até mesmo para quem trabalha sozinho atendendo diversos clientes remotamente e o valor da licença é bem atrativo. Você pode acessar praticamente todas as suas ferramentas de trabalho em um único aplicativo.

Bônus: Se você é um Microsoft MVP, Citrix CTP, VMware vExpert, Cisco Champior ou EMC Elect a Royal Applications oferece uma licença NFR (Not For Resale) totalmente free para uso pessoal. Basta acessar o site https://www.royalapplications.com/ts/nfr/ e prencher o seu cadastro. A resposta costuma ser bem rápida!

Giveaway:

E se você chegou até aqui, tenho uma notícia muito boa para você. Em parceria com a Royal Applications, iremos sortear 3 licenças NFR (Not for Resale) full do Royal TS para Windows ou Mac.

Como participar?

  1. Faça o download do Royal TS no site da Royal Applications https://www.royalapplications.com/ts
  2. Instale o software e crie uma conexão
  3. Tire uma foto ou screenshot da sua primeira conexão com sucesso
  4. Siga a Royal Applications nas redes sociais https://www.facebook.com/royaltsapp e @royaltsapp
  5. Poste a foto ou screenshot no facebook ou twitter e marque a Royaltsapp com a hashtag #RoyalTS

O anúncio dos ganhadores será feito no dia 04/07/2017 aqui no blog!

Para saber mais sobre o Royal TS acesse o site

Features da versão para Windows

Features da versão para MacOS

Até a próxima pessoal!

VC

Só mais um cara quase 40rentão com mais de 15 anos trabalhando com “computação”. Mestre em Nada, NINJA 9º DAN em Coisa Nenhuma.

Conhece um pouquinho de Infraestrutura, Redes, Servidores, SO, Virtualização, Desenvolvimento, Suporte e Helpdesk.

Editor do blog Homelaber Brasil (http://homelaber.com.br)

Nerd, Acumulador, Corintiano-Maloqueiro-Sofredor, Old School Gamer (Arcades), Marido, Pai da Mariana, do João e da Gabi, fotógrafo aposentado e bebedor de cerveja e whiskey.

10 Comments

    1. Olá Igor!
      Obrigado! Eu também gostei da ferramenta, comecei a usar timidamente há um mês, e depois passei a usar diariamente. Facilita bastante o trabalho!
      Boa sorte no sorteio!!

      VC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *