Porque ter um HomeLab?

Olá Homelabers!

Nesse primeiro post quero falar sobre os motivos para se montar um Homelab.

Tentar coisas novas
Aprender mais sobre coisas novas
Tentar coisas novas sobre coisas existentes

1. Ganhar experiência com uma tecnologia sem pôr em risco a produção

Provavelmente, a razão mais comum para montar um HomeLab é ter acesso ilimitado e irrestrito a tecnologia que você quer aprender ou aprimorar. É a forma mais fácil e mais segura de aprender uma nova tecnologia sem botar em risco a sua produção. No seu HomeLab, você faz a regras. Não precisa se preocupar com Gestão de Mudanças (mas pode colocar em prática mais essa habilidade), janelas de manutenção e diversas outras coisas que não podemos fazer em nossas empresas sem correr o risco de impactar a produção e gerar indisponibilidade do ambiente. Você vai estar livre para configurá-lo, quebrá-lo, corrigi-lo e depois quebrá-lo novamente, a sua maneira e ao seu tempo. Esta é a minha opção preferida para aprender sobre um novo produto ou uma nova tecnologia.

2. Treinamento/Certificações

Hoje em dia a maioria das empresas não tem em seu orçamento uma linha para treinamento, portanto você não pode ficar apenas esperando que seu gestor te mande para um treinamento de 2 semanas fora da empresa em horário comercial e que custa uma pequena fortuna para apender uma nova tecnologia ou se aprimorar na nova versão daquele SO que foi lançado na semana passada. A sua vida e a sua carreira estão em suas mãos, portanto, depende de você correr atrás e aprender e se atualizar nas tecnologias que você usa em sua empresa ou ainda, naquela tecnologia que pode te ajudar a progredir na carreira. Em diversas situações resolvi problemas na empresa, pois já os havia enfrentado em meu HomeLab.

Se você está se preparando para uma certificação, ter o seu Homelab vai te ajudar a praticar o que você aprende/aprendeu no curso ou estudando sozinho.

3. Prova de Conceito (PoC)

Sabe aquele software que você descobriu e tem certeza de que será uma mão na roda em seu dia-a-dia? Mas como convencer seu gestor de que vale a pena investir tempo e dinheiro nisso? Seu HomeLab! Faça uma prova de conceito, teste e valide cenários e depois prepare o discurso. Será muito mais fácil de convencê-lo se você souber e tiver propriedade sobre o que está falando. Se não der certo, relaxe! Você aprendeu alguma coisa nova que vai te servir algum dia.

4. Porque você pode, porque você quer!

E porque não?

Acredito que se você está aqui lendo esse blog, deve ser tão nerd quanto eu! Um HomeLab ali no cantinho do seu quarto/escritório/sala é tão legal que você simplesmente tem. Eu adoro brincar com novas tecnologias, instalar e testar novos sistemas, testar, quebrar, arrumar e entender o que aconteceu com aquele programa que não subiu como deveria ou ainda passar horas tentando descobrir porque aquela maldita rota não funciona.

ML-NL (TL-DR):

Em resumo, ter um HomeLab significa ter liberdade para estudar e aprender novas tecnologias, ganhar experiência, ver e rever conceitos, estudar para uma certificação e  principalmente: SE DIVERTIR!

Só mais um cara quase 40rentão com mais de 15 anos trabalhando com “computação”. Mestre em Nada, NINJA 9º DAN em Coisa Nenhuma.

Conhece um pouquinho de Infraestrutura, Redes, Servidores, SO, Virtualização, Desenvolvimento, Suporte e Helpdesk.

Editor do blog Homelaber Brasil (http://homelaber.com.br)

Nerd, Acumulador, Corintiano-Maloqueiro-Sofredor, Old School Gamer (Arcades), Marido, Pai da Mariana, do João e da Gabi, fotógrafo aposentado e bebedor de cerveja e whiskey.

7 Comments

  1. Vovô, muito bom! Novamente parabéns pelo trabalho! Passarei a acompanhar os movimentos por aqui. Grande abraço!

  2. Bem legal o post, gostei vou seguir seu blog. Espero novidades e espero também que não fique limitado a infra, na nossa área temos muitos assuntos divertidos…

    Abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *