Porque ser um blogger me fez um trabalhador melhor?

Olá Homelabers!

Dando uma pausa nos posts sobre o #VeeamON, hoje vou falar sobre um assunto que sempre discuto com meus outros amigos bloggers (e que daria assunto para um podcast!).

Blogo, logo existo!

“Muita gente me para na rua e pergunta: – Valdecir, porque você tem um blog?”

Estou nessa vida de “blogueiro” há bastante tempo, desde o tempo que a internet era mato. Comecei lá no tempo do Blogger (antes de ser adquirido pelo Google). Já tive blogs sobre fotografia (que era o meu hobby), depois tive blog sobre tudo e sobre nada, depois blog da minha empresa de fotografia e agora o Homelaber, sobre tecnologia.

Falando mais especificamente sobre blogs de tecnologia, eles têm, tiveram e terão um impacto enorme na minha carreira de TI. Desde os tempos em que eu era desenvolvedor Lotus Notes, consultava blogs para encontrar soluções e ideias para os mais diversos problemas.

Desde que comecei a escrever aqui, minha vida mudou, não somente em termos profissionais, mas pessoais também. Conheci novos amigos, viajei para eventos, aprendi muita coisa.

Sempre que tenho que escrever algum artigo mais técnico, eu aprendo mais. Eu me obrigo a buscar referências externas, conversar com pessoas, pedir opiniões. E assim eu cresço cada vez mais.

Ouvi em algum lugar, que ensinar é uma forma de aprender e eu acrescento: Blogar é uma forma de aprender ainda mais.

Blog vs Trabalho

Agora falando sobre Blog vs Trabalho (aquele formal, de 9 as 18 que paga as contas no final do mês). Eu particularmente NUNCA tive problemas com meus gerentes a respeito do meu blog. Eles sabem que eu “sou um blogger”, que tenho um blog técnico onde falo de diversos assuntos, nem sempre relacionados ao meu dia a dia.

Já ouvi relatos de pessoas que tiveram problemas com em suas empresas por causa de seus blogs. Claro que deve existir um bom senso, você blogueiro, deve ter cuidado com o que posta e não expor dados ou informações confidenciais e sigilosas da sua empresa, mas gestores que “olham torto” para o blogueiro, porque ele escreve sobre um conteúdo que pode não ser relacionado com o seu trabalho também deveriam abrir os olhos e a mente e, entender que essa é uma forma que o profissional tem para se manter atualizado e em constante aprendizado.

Escrever sobre diferentes tópicos apenas desbloqueia o cérebro para mais aprendizado, assim como rabiscos podem levar a uma grande pintura ou ideia. Seu cérebro brinca com conceitos e que ajuda a processar outros conceitos de uma maneira muito melhor.

E você o que pensa sobre esse assunto? Deixe sua opinião nos comentários!

Até a próxima pessoal!

VC

 

Só mais um cara quase 40rentão com mais de 15 anos trabalhando com “computação”. Mestre em Nada, NINJA 9º DAN em Coisa Nenhuma.

Conhece um pouquinho de Infraestrutura, Redes, Servidores, SO, Virtualização, Desenvolvimento, Suporte e Helpdesk.

Editor do blog Homelaber Brasil (http://homelaber.com.br)

Nerd, Acumulador, Corintiano-Maloqueiro-Sofredor, Old School Gamer (Arcades), Marido, Pai da Mariana, do João e da Gabi, fotógrafo aposentado e bebedor de cerveja e whiskey.

3 Comments

  1. Hola Valdecir!!! Estoy de acuerdo contigo, siendo blogger aprendes y enseñas a la vez, aunque a veces sacrifiques tiempo con tu familia, es una formación continua.
    Un saludo

  2. Excelente definição sobre porquê ser um blogger. Tive a ideia de montar o meu por dois motivos:

    O 1º é que alguns amigos me pedia pra montar um curso pra ensiná-los sobre alguns assuntos, mas sempre achei que não tinha jeito pra ensinar e nem conhecimento suficiente. Mas sempre que conseguia ajudar alguém com alguma questão me deixava muito satisfeito.
    O 2º motivo é que seria uma ótima oportunidade pra colocar em prática o meu conhecimento, que geralmente não usamos no dia-a-dia. Assim, não ficaria preso na rotina, poderia praticar o que já sei e também aprender mais ainda.

    Ainda tenho que me organizar, pra manter uma rotina posts mas quero de vagar incluir o blog como minha rotina.

    O fato de poder aprender e ajudar quem procura conhecimento é uma oportunidade excelente de crescimento pessoal e profissional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *