Novas versões da plataforma de Cloud VMware: vCloud Suite 7 e vRealize Suite 7

Olá Homelabers!

Nesse post (um pouco longo mais vale a pena ler!) vou comentar sobre as novidades que a VMware anunciou no último dia 10/03/2016.

Se segurem ai porque tem bastante coisa nova e interessante, principalmente para o mundo corporativo.

Apresentando as novas versões da plataforma de Cloud da VMware: VMware vCloud 7 e vRealize Suite 7

No último dia 10/02/2016 a VMware apresentou a nova versão dos pacotes VMware vCloud Suite 7 e vRealize Suite 7.

Toda a plataforma de Gerenciamento de Cloud da VMware (Cloud Management Platform – CPM) foi atualizada nos últimos meses e agora com o lançamento das versões 7 do vCloud Suite e do vRealize Suite essas novidades foram incorporadas aos pacotes.

Novo pacote vRealize Suite 7:

Para quem não conhece o vRealize Suite é o pacote para gerenciamento de Núvem Hibrida da VMware e é composto pelos seguintes softwares:

A VMware passa agora a oferecer 3 edições do vRealize Suite:

VMware-vRealize-Suite-7

Standard – essa é uma versão que não existia na linha vRealize Suite. É o primeiro passo para empresas que desejam melhorar a eficiência operacional, performance e disponibilidade, via analises preditivas de toda infraestrutura, logs. É o que a VMware chama de Intelligent Operations

Advanced – voltada para automatização. Fornece suporte para empresas que desejam acelerar a entrega de serviços de infraestrutura. Facilitando assim o “delivery” e o “on going”, oferece ainda autosserviços para usuários (como desenvolvedores que podem solicitar e criar uma VM de forma totalmente automática e com uma visão de custo). É o que a VMware chama de Automated IT to IaaS (IT as a Service  ou TI como Serviço)

Enterprise – essa versão é voltada para empresas que já utilizam ou estão implantando “DevOps” e que procuram automatizar toda a entrega e gestão de serviços de TI. É o que a VMware chama de DevOps-Ready IT (TI preparada para DevOps)

vrealize-suite-lineup-linha-de-produtos-vmware-vrealize-suite

Novo pacote vCloud Suite 7

Antes de mais nada, o vCloud Suite é a suite top de linha da VMware para gerenciamento de SDDC (Software Defined Data Center) e Hybrid Cloud (Nuvem Hibrida).

A mais significativa mudança no pacote vCloud Suite 7 foi o alinhamento com o vRealize Suite. Foi uma resposta da VMware ao feedback dos usuários e empresas.

Todos os componentes de gerenciamento de cada edição do vCloud Suite agora são exatamente iguais ao correspondente da edição do vRealize Suite.

Resumindo: o vCloud Suite é um pacote que inclui o vRealize Suite e o vSphere Enterprise Plus para vCloud.

vmware-dgrm-vcloud-suite-editions

Lembrando que essa mudança já vale para o 1º quarto de 2016.

Novo modelo de licenciamento: Unidade de Licençiamento Portável ou Portable Licensing Unit (PLU).

Foi criado um novo modelo de licenciamento para o vRealize Suite chamado Portable Licensing Unit (PLU) que da flexibilidade para utilizar o vRealize para gerenciar tanto uma núvem baseada em ferramentas VMware “on premises) ou um hypervisor de terceiros (como por exemplo Hyper-V, Xen Server, etc) ou ainda outros “vendors” de núvem pública como Amazon AWS e Microsoft Azure. Ou seja, você que já está acostumado a utilizar os produtos VMware na sua “núvem local” vai poder gerenciar também a sua núvem privada seja ela de quem for. Genial!

A figura abaixo demonstra como funciona na prática a PLU:

portable-license-unit

Um PLU permite que o vRealize Suite gerencie um número ilimitado de VMs rodando em uma vSphere CPU e até 15 OSI (Operating System Intances – Instâncias de Sistemas Operacionais)  rodando em outros sistemas  Não-vSphere (Amazon AWS, vCloud vAir, Azure, etc) ou seja: 1 PLU – 1 vSphere CPU e até 15 VMs em outra Cloud ou virtualizador.

Novidades da versão 7 do vRealize Suite e vCloud Suite:

Para saber mais, visite a página dos produtos vRealize Suite e vCloud Suite

Fonte: http://blogs.vmware.com/management/2016/02/introducing-vmware-vcloud-suite-7-vrealize-suite-7.html

É isso ai Homelabers! Como vocês puderam ver, a VMware também está se lançando com tudo na Cloud e ainda tem muita aguá para rolar. Esse é o futuro que já chegou!

Até a próxima.

Só mais um cara quase 40rentão com mais de 15 anos trabalhando com “computação”. Mestre em Nada, NINJA 9º DAN em Coisa Nenhuma.

Conhece um pouquinho de Infraestrutura, Redes, Servidores, SO, Virtualização, Desenvolvimento, Suporte e Helpdesk.

Editor do blog Homelaber Brasil (http://homelaber.com.br)

Nerd, Acumulador, Corintiano-Maloqueiro-Sofredor, Old School Gamer (Arcades), Marido, Pai da Mariana, do João e da Gabi, fotógrafo aposentado e bebedor de cerveja e whiskey.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *