Microsoft Powershell agora é OpenSource e roda em Linux e Mac OSx

Olá Homelabers!

Microsoft-Loves-Linux-Openness

Nota rapidinha! Hoje, 18/08/2016 a Microsoft anunciou que está abrindo o código do Powershell que agora está disponível para Linux e Mac OSx.

É, quando o Satya Nadella disse: “Microsoft loves Linux” ele realmente não estava brincando.

Ainda não consegui testar essa “maravilha”, mas é um novo mundo que se abre. Eu sou fã do Powershell, infelizmente não sei usar o tanto quanto eu gostaria. Mas a novidade é muito bem vinda!

O Powershell é uma ferramenta de scripts poderosíssima, mas que até hoje estava “presa” no mundo Windows. A parti de agora, administradores de sistemas e empresas poderão utilizar mais essa ferramenta para administrar seus sistemas distribuidos em todas as plataformas.

Ao menos para isso, acabou aquela do sysadmin que tem um Mac ser obrigado a criar uma VM Windows para rodar algum script em Powershell para administrar seus servidores Windows por exemplo.

Assim que eu conseguir um tempo para testar o Powershell no Linux e no Mac OSx eu volto aqui para contar a vocês. E pegando o gancho, uma das primeiras coisas que eu quero testar é utilizar o VMware PowerCLI rodando no Mac 🙂

Seguem alguns links (em Inglês) sobre o anúncio e também o link do Github onde você poderá fazer o download do Powershell para Windows, Linux (.deb e .rpm) e Max OSx.

É isso ai pessoal! Até a próxima!

https://github.com/PowerShell/PowerShell

 

https://azure.microsoft.com/en-us/blog/powershell-is-open-sourced-and-is-available-on-linux/

 

https://mva.microsoft.com/search/SearchResults.aspx#!q=powershell&lang=1046

Homelaber Brasil - Blog Oficial da VMworld 2016
Homelaber Brasil – Blog Oficial da VMworld 2016

Só mais um cara quase 40rentão com mais de 15 anos trabalhando com “computação”. Mestre em Nada, NINJA 9º DAN em Coisa Nenhuma.

Conhece um pouquinho de Infraestrutura, Redes, Servidores, SO, Virtualização, Desenvolvimento, Suporte e Helpdesk.

Editor do blog Homelaber Brasil (http://homelaber.com.br)

Nerd, Acumulador, Corintiano-Maloqueiro-Sofredor, Old School Gamer (Arcades), Marido, Pai da Mariana, do João e da Gabi, fotógrafo aposentado e bebedor de cerveja e whiskey.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *