Homelab Móvel – Thinkpad W510

ThinkPad W510

Olá Homelabers!

Essa semana adicionei mais um brinquedinho ao meu Homelab. Um notebook Lenovo Thinkpad W510.

ThinkPad W510

ThinkPad W510

É notebook é meio velhinho, mas suas especificações são muito excelentes. Consegui esse notebook em um “rolo” pelo Mercado Livre e por um preço super bacana. Custo X Benefício nota 10!

O que mais me chamou a atenção nesse notebook foi a possibilidade de colocar 4 pentes de memória e deixar o “bixo” com 32 GB de RAM (a documentação diz que o máximo suportado é 16GB, mas eu coloquei 32GB e como você pode ver, funciona e roda muito bem). É memória mais do que suficiente para rodar um lab bacana sem sofrer com problemas de memória (ou falta dela).

As especificações são bem bacanas: Intel Core i7 Q820 @ 1.73GHz Quad Core, 32GB RAM, Placa de vídeo dedicada NVIDIA Quadro FX880M com 1GB de memória que entrega uma resolução de 1920X1080, 1x SSD 256 Samsung 850 EVO para o sistema e 1x SSD 120 Sandisk para as VMs. Ele é um notebook pesado (bem pesado), vai passar a maior parte do tempo na minha mesa, mas quando eu precisar sair e levar o lab junto, sei que vou poder rodar qualquer coisa tranquilo.

Thinkpad W510 com 32GB de memória

Thinkpad W510 com 32GB de memória

Instalei o Windows 7 Enterprise nele. Mas estou pensando em fazer upgrade para o 8.1. Não sei ainda. O que vocês acham? Eu já uso o 8.1 há mais de 1 ano no meu notebook do trabalho e não tive problemas. O lance é que ele já está todo configuradinho. Só de pensar em reinstalar o windows, fazer todos os updates e instalar os programas todos novamente… já cansa 🙂

Aproveito para deixar aqui o link para o site da Lenovo onde você poderá encontrar todos os drivers mais atuais do notebook.

Thinkpad W510 com 32GB de memóriaThinkpad W510 com 32GB de memória

Enfim, é uma super maquina e estou bastante feliz com ela até agora. Eu sempre fui fã da linha ThinkPad e sempre tive e/ou trabalhei com essas máquinas. Esse é o meu primeiro série W.  Os meus preferidos são os da Série T. Eu já tive (ou trabalhei) com T40, T43, T60, T410, T420, T430 e T440 – ahh esse trackpad novo ficou horrível). São verdadeiros tanques de guerra no mundo corporativo.

E você? O que achou da minha maquininha? Você curte é um fã de ThinkPads como eu? Deixe a sua mensagem no post!

Agora é só ir até a NerdStikers e comprar uns adesivos novos para decorar essa belezinha

Até mais!

ThinkPad Logo

 

Só mais um cara quase 40rentão com mais de 15 anos trabalhando com “computação”. Mestre em Nada, NINJA 9º DAN em Coisa Nenhuma.

Conhece um pouquinho de Infraestrutura, Redes, Servidores, SO, Virtualização, Desenvolvimento, Suporte e Helpdesk.

Editor do blog Homelaber Brasil (http://homelaber.com.br)

Nerd, Acumulador, Corintiano-Maloqueiro-Sofredor, Old School Gamer (Arcades), Marido, Pai da Mariana, do João e da Gabi, fotógrafo aposentado e bebedor de cerveja e whiskey.

5 Comments

  1. Muito bom, estava exatamente procurando um note que eu pudesse colocar 32GB de RAM, muito por causa do meu estudo com NSX, porém, em algumas imagens no Google, vi somente local para dois pentes de memória, poderia me passar o modelo exato desse note?

    Outra coisa, poderia também passar o modelo das memórias usadas?

    1. Olá Fernando! Tudo bem?
      O modelo desse note é o que está escrito no texto, um Lenovo Thinkpad W510. Ele é antigo e você só vai achar para comprar usado. Vou deixar aqui o link do manual dele… ai vc vai ver onde ficam os compartimentos de memória.
      A Lenovo diz que ele só suporta até 16GB, mas estou rodando 4 pentes de 8GB no meu, então 32GB.
      As memórias são DDR3 PC3-12800 (800 MHz) e tenho 2x da Samsung e 2x da Smart Modular

      http://download.lenovo.com/ibmdl/pub/pc/pccbbs/mobiles_pdf/63y0536.pdf

      Abraço,
      VC

      1. Bacana, acabei encontrando um W540 usado também, já fiz a compra e estou esperando ele chegar, assim que eu testar eu posto os resultados, mas já vi que ele aceita 32GB de ram também, outra coisa bacana é o uso dos Caddy, já encomendei um também, ele é um suporte em que você tira o drive de DVD e coloca o Caddy com um segundo HD, pode ser HD convencional ou SSD, sem percas de velocidade, assim você vai ter dois HDs em um notebook, tem Caddy para o W510 também no Mercado Livre.

        Abraço

        1. Legal! O W540 é bem mais novo que o meu. Eu tenho um caddy desse. Uso dois SSDs nessa maquina. Já usava antes em um T430 que tenho da empresa. E uso um também no meu MBP. Qdo pagou no W540?

          1. Paguei 3.000, sinceramente não sei se foi caro ou barato, como não achei outro a venda para ter uma base de preço, acabei me baseando no preço da Amazon EUA, lá ele está em torno de 1.800 dolares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *