Exclusivo: Entrevista com Rick Vanover (aka RICKATRON) da Veeam | Homelaber Brasil
:::: MENU ::::

Exclusivo: Entrevista com Rick Vanover (aka RICKATRON) da Veeam

Olá Homelabers!

O VeeamOn está chegando e consegui uma entrevista exclusiva com o “CARA DA VEEAM” nas redes sociais e “pai” do programa Veeam Vanguard, Rick Vanover.

Nesse rápido bate-papo virtual, ele nos conta como começou sua carreira em IT, qual o seu papel na Veeam, sobre o programa Veeam Vanguard e muito mais.

Com vocês, Rick Vanover (aka RICKATRON)

Rick Vanover (vExpert, VCP, MCITP) é Diretor Técnico de Marketing de Produtos da Veeam Software, de Columbus, Ohio. Rick é um blogueiro, podcaster e membro ativo da comunidade de virtualização. A experiência em TI de Rick inclui administração de sistemas e gerenciamento de TI; Com a virtualização sendo o tema central de sua carreira recentemente. Siga Rick no Twitter @RickVanover.

1. Conte-nos como você começou na área de TI?

RV: Eu comecei a trabalhar com TI em 1996 como estagiário de uma holding financeira enquanto estava na universidade. Eu trabalhei muito com suporte de PC e administração de servidores – foi um tremendo aprendizado! Eu amei. Esse estágio me colocou em um bom caminho. Uma curiosidade, o primeiro servidor que eu administrei era um servidor Novell NetWare 3.2, e era o servidor principal de uma empresa que faturava 500 milhões de dólares por ano – o meu celular, que está agora no meu bolso tem uma CPU melhor, mais memória e armazenamento do que esse servidor tinha na época.

2. Quando você se juntou a Veeam e qual é o seu papel principal?

RV: Eu ingressei na Veeam em 2010. Comecei como um “Especialista em Estratégia de Produto” (“Product Strategy Specialist”) – desde então, passei por diversas áreas dentro da companhia, mas acima de tudo somos um grupo de evangelistas e nos concentramos em pontos principais: Conteúdo, Comunidade e Campanhas. Hoje o meu papel atual é de Diretor Técnico de Marketing de Produtos (Diretor of Technical Product Marketing).

3. Essa é uma pergunta que eu tenho curiosidade para saber, por que RICKATRON? (Para quem não sabe, o apelido do Rick Vanover na comunidade é Rickatron?

RV: Ah, o apelido … Então, há muito tempo eu comecei a escrever o no blog Virtualization Review uma coluna chamada “Everyday Virtualization”  e eles fizeram um avatar da minha imagem.  A foto era azul e meio eletrônica. Meu amigo viu e disse: “oh, legal – isso é muito TRON” (como o filme). É isso aí, Rickatron nasceu. Desde então, eu encontrei uma maneira de usá-lo em todos os lugares que eu posso.

4. Conte-nos sobre o programa Veeam Vanguard. Por que a Veeam começou esse programa?

RV: Lançamos o programa Veeam Vanguard em 2015 com apenas alguns membros em total sigilo. Desde então, o programa cresceu e somos agora 60 membros em todo o mundo. Nós estamos realmente focamos em encontrar as melhores pessoas para: A) entender as tecnologias Veeam e B) trabalhar duro para serem ativos nas comunidades de TI. É uma oportunidade para ampliar sua experiência com a Veeam. O programa também é um marco para tornar nossa marca ainda maior.

5. Qual é a principal diferença entre o programa Veeam Vanguard e outros programas como VMware vExpert, Cisco Champion, Microsoft MVP e etc.?

RV: Bem, eles são semelhantes – na verdade, na minha equipe (interna da Veeam), temos membros de cada um desses programas e outros. Nosso objetivo era identificar as melhores características de cada programa e mantê-los. Identificar coisas que nós não gostamos tanto e eliminá-las! Receita simples para o sucesso!

5. O que você sabe sobre a comunidade brasileira de TI? Você já veio ao Brasil?

RV: Sim, estive no Brasil três vezes! Em um trabalho anterior, eu visitei Salvador, na Bahia e São Paulo (varias vezes) – o Brasil é um lugar especial, eu adoraria voltar!

6. Hoje há apenas um Brasileiro como Veeam Vanguard, meu amigo Paulo Sant’Anna. Na sua opinião, por que isso?

RV: A Veeam está crescendo sua presença na América Latina – por isso é natural que os mercados que não são tão estabelecidos como outros países não tenham tantos Veeam Vanguards. Eu aponto para uma distribuição geo-igualitária: 40% Américas, 40% EMEA, 20% resto do mundo – essa é a nossa meta.

7. Você poderia dar aos nossos leitores a sua visão para a indústria de TI nos próximos 5 anos? Quero dizer, o que os profissionais de TI devem se concentrar para se manter atualizados no mercado?

RV: Precisamos usar a nuvem corretamente e manter nossos dados seguros e disponíveis. Sinto que a Veeam pode ajudar organizações e profissionais de TI a fazer o melhor. É muito importante ter uma dependência mais forte em serviços de TI (como uma transformação digital) e a única maneira de fazer “O MELHOR” é alavancar a nuvem para algum nível e manter seus dados seguros e disponíveis.

8. O que você faz para se manter atualizado?

RV: Um grande desafio! Aprendi a aprender com meus colegas – mídias sociais (Twitter), blogs e muita leitura – na minha opinião são as melhore maneiras de se manter atualizado. Hoje eu não tenho muito tempo para fazer laboratórios, mas eu faço sempre que posso, especialmente para as tecnologias Veeam, é claro! Mas isso é uma coisa que nunca podemos deixar de fazer é aprender.

Aprendi a aprender com meus colegas. Rick Vanover

9. Comecei este blog focado na cultura de Home Lab. Você tem um lab em casa? Conte-nos sobre isso.

RV: Eu faço, mas muito menos agora. Eu costumava ter um ambiente bastante grande, mas tive a sorte de ter agora um laboratório enterprise class no trabalho. Isso me ajuda muito. O home lab no entanto é o melhor mecanismo para auto aprendizado (self learning), especialmente para aqueles que querem uma mudança de carreira.

10. Você tem algum hobby? O que você gosta de fazer no seu tempo livre?

RV: Rickatron ama cozinhar! Veja a hashtag #CucinaRickatron no Instagram. Eu também adoro andar de bicicleta. Especialmente quando eu posso passear com minha esposa e meus filhos, todos juntos, isso eu considero um grande dia para mim.

11. E finalmente, o VeeamON está quase aí (o evento acontece nos dias 16 e 18 de maio de 2017), diga-nos o que devemos esperar do evento? Algum segredo que você possa compartilhar conosco?

RV: Bem, eu não posso revelar os segredos, mas vou te dizer que a visão de Veeam será revelada aqui para estender a disponibilidade. Novas maneiras, novos lugares. Onde quer que precisemos estar para manter os dados disponíveis, a Veeam pode e vai ajudar. Espero compartilhar o novo conteúdo logo após o VeeamON. Acabei de descobrir que muitos clientes e parceiros estão vindo do Brasil para participar do evento e estamos (Eu e a Veeam) muito gratos por isso!

É isso ai pessoal! Espero que tenham gostado dessa entrevista. Para mim foi felicidade enorme conseguir um tempinho na agenda desse cara, que deve estar trabalhando feito um maluco para fazer o VeeamON acontecer.

Sigam o Rick Vanover no twitter (@RickVanover) e o mais importante, interajam com ele. Acompanhem também o seu blog no https://rickvanover.wordpress.com/

Até a próxima pessoal!

VC

Só mais um cara quase 40rentão com mais de 15 anos trabalhando com “computação”. Mestre em Nada, NINJA 9º DAN em Coisa Nenhuma.

Conhece um pouquinho de Infraestrutura, Redes, Servidores, SO, Virtualização, Desenvolvimento, Suporte e Helpdesk.

Editor do blog Homelaber Brasil (http://homelaber.com.br)

Nerd, Acumulador, Corintiano-Maloqueiro-Sofredor, Old School Gamer (Arcades), Marido, Pai da Mariana, do João e da Gabi, fotógrafo aposentado e bebedor de cerveja e whiskey.


So, what do you think ?

%d blogueiros gostam disto: