DuckDNS – Serviço de DNS Dinâmico Grátis

Olá Homelabers!

Hoje vou apresentar a vocês um serviço bastante bacana e útil para nossos Home Labs: DuckDNS.

O DuckDNS é um serviço de DNS dinâmico grátis aos moldes do noip.net, do dyndns entre outros.

Copy of duckydns

Se você não sabe o que é um DNS dinâmico, senta que lá vem história:

Como o DNS funciona?

DNS significa Domain Name System

São como as páginas brancas da lista telefônica para a Internet. Você fornece um nome, o DNS fornece um número. O nome, neste caso, é especificamente um nome de host e o número é um endereço IP. Sem o DNS, você teria que lembrar de cada endereço IP de cada site que você deseja visitar.

Um computador pessoal conectado na internet recebe um número que o identifica, o seu endereço IP. Porém, em alguns casos como conexões ADSL (Speed, Velox, Netetc), este número varia a cada conexão (IP dinâmico) impossibilitando que seu computador seja encontrado na internet (acesso remoto).

O DDNS (Dynamic Domain Name System) é um dns dinâmico que associa o endereço IP da sua conexão atual a um nome fixo criado por você. Ou seja, com o DDNS o seu computador pessoal agora pode ser encontrado através de um endereço tipo “seucomputador.ddns.com.br” possibilitando o acesso remoto.

Aqui no site do NoIP.com tem um texto bem bacana com um videozinho (em Inglês) explicando direitinho como funciona o DNS e o DDNS.

Eu escolhi o DuckDNS pois hoje, na minha opinião é o melhor e mais simples serviço grátis disponível no mercado.Eu já usei o NoIP.com e o Dydns (que era pago) e estou gostando muito do DuckDNS.

Acesse o site do DuckDns.org

configurar-duckdns-008

Faça o login com alguma das opções a seguir: Twitter, Facebook, Reddit ou Google

configurar-duckdns-007

Escolha o nome do seu dominio.duckdns.org e clique em Add Domain

configurar-duckdns-006

configurar-duckdns-005

Clique em install

Escolha o seu dominio

configurar-duckdns-004

O DuckDns oferece mais de uma dezena de opções entre elas Windows, Linux, Mac, pfSense, dd-wrt, etc. Escolha o que melhor se adeque as suas necessidades. Eu por exemplo, optei por instalar o aplicativo de Windows em uma VM que já rodava outra aplicação para facilitar.

configurar-duckdns-003

Você será apresentado ao passo-a-passo para configuração do cliente no seu sistema, basta seguir os passos indicados.

configurar-duckdns-002

Pronto! O seu DDNS está configurado. Agora você deve configurar o seu roteador para fazer o redirecionamento de portas para a sua aplicação, mas isso depende de roteador para roteador e infelizmente não tenho como colocar um tutorial aqui para cada tipo de roteador. Mas basta procurar no Google por redirecionamento de portas ou encaminhamento de portas junto com o nome do seu equipamento.

Outro ponto para se levar em consideração, é que a maioria dos provedores de internet bloqueiam o acesso as principais portas (80, 21, 22, etc), então será necessário utilizar uma porta alternativa no redirecionamento. Pode parecer complicado a primeira vista, mas basta dar uma procurada na internet que você vai conseguir.

Um exemplo prático do uso do DNS Dinamico é a configuração de uma VPN para acesso remotou ou rodar um sistema de foto no seu servidor, acessar o seu computador via remote desktop. As possibilidades são infinitas.

Eu subi uma VM Linux com uma aplicação bem simples para testar o DuckDNS. Acesse o endereço http://homelaber.duckdns.org:8001/ para testar.

configurar-duckdns-001

Agora é a sua vez. Vai lá e configure uma conta no DuckDNS e faça o teste e depois volte aqui para contar o resultado 😀

Se você tiver qualquer dúvida, é só deixar uma mensagem aqui que prometo que tento responder e te ajudar.

Até o próximo post.

Não se esqueça de deixar o seu comentário no post, seguir o HomeLaber no@Homelaber" href="https://twitter.com/homelaber" target="_blank">Twitter (@Homelaber) e curtir a nossa página no Facebook (fb.com/homelaber) para ficar sempre atualizado das novidade do blog.

Só mais um cara quase 40rentão com mais de 15 anos trabalhando com “computação”. Mestre em Nada, NINJA 9º DAN em Coisa Nenhuma.

Conhece um pouquinho de Infraestrutura, Redes, Servidores, SO, Virtualização, Desenvolvimento, Suporte e Helpdesk.

Editor do blog Homelaber Brasil (http://homelaber.com.br)

Nerd, Acumulador, Corintiano-Maloqueiro-Sofredor, Old School Gamer (Arcades), Marido, Pai da Mariana, do João e da Gabi, fotógrafo aposentado e bebedor de cerveja e whiskey.

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *