Draw.io – Uma alternativa ao Microsoft Visio

Olá Homelabers!

Todo mundo que trabalha com TI uma hora ou outra vai precisa criar um diagrama ou desenhar uma topologia. Se você como eu, não tem acesso ao Microsoft Visio – porque a sua empresa acha que é muito caro OU usa MacOS (como eu) – o aplicativo Draw.io (@drawio) é uma excelente alternativa.

Eu já conhecia o Draw.io na versão web e não sabia que havia uma versão “para instalar”. Essa semana precisei criar alguns diagramas e estava usando o PowerPoint, mas o resultado acabava sendo “sofrível”. Fui dar uma pesquisada no amigo Google e descobri que o Draw.io possui versões para instalar – ou seja, offline – nas plataformas Windows, Mac e Linux. Resolvi dar uma chance e me surpreendi com o resultado. Não é um Visio, mas cumpre o que promete.

Ainda não parei para pesquisar se existe a possibilidade de usar Shapes do Visio com ele, mas a sua biblioteca não deixa muito a desejar. Você encontrará shapes – de qualidade – de grandes players como Cisco, Citrix, AWS, Google Cloud, Microsoft Azure e até Veeam!

Então, se você estiver procurando uma alternativa rápida, fácil e de qualidade ao Microsoft Visio, o Draw.io é uma excelente opção – E eu falei que é GRÁTIS?

Eu sei que não cheguei a explorar nem 1/10 do poder dessa ferramenta – assim como do Visio – mas em uma olhada rápida, dá para notar que é uma ferramenta bastante poderosa.

O Microsoft Visio para quem trabalha direto criando diagramas, fluxogramas e topologias de rede e infra ainda é imbatível, mas o Draw.io cumpre o prometido.

Link para download aqui: https://download.draw.io/

Documentação: https://about.draw.io/support/

VisioCafé (@visiocafe): http://visiocafe.com/

E você, o que usa para criar diagramas e topologias na sua empresa ou para o seu Homelab? Já usou o Draw.io? Usa algum outro software? Deixe nos comentários!

Só mais um cara quase 40rentão com mais de 15 anos trabalhando com "computação". Mestre em Nada, NINJA 9º DAN em Coisa Nenhuma.Conhece um pouquinho de Infraestrutura, Redes, Servidores, SO, Virtualização, Desenvolvimento, Suporte e Helpdesk.Editor do blog Homelaber Brasil (http://homelaber.com.br)Nerd, Acumulador, Corintiano-Maloqueiro-Sofredor, Old School Gamer (Arcades), Marido, Pai da Mariana, do João e da Gabi, fotógrafo aposentado e bebedor de cerveja e whiskey.

3 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *