Diário #VeeamOn – General Session 1o. dia – Dia 3

Este post é a parte número 3 de 3 da série VeeamON17

Olá Homelabers!

No post de hoje vou contar como foi o primeiro dia de fato do #VeeamON, comentando os principais fatos e anúncios feitos na General Session do dia 17/05. O post vai ser um pouco longo, pois é uma mistura das minhas anotações feitas durante o evento e do vídeo do primeiro dia que eu assisti novamente para não deixar passar nada.

BÔNUS: No final do post, você encontrará um vídeo editado com os principais destaques da General Session do 1o. dia do #VeeamON 2017.

Durante os próximos dias, farei posts distintos sobre cada lançamento de produto anunciado no VeeamON.

VeeamON 2017 – General Session – Day One

Agora o #VeeamON 17 começou para valer.

A apresentação começou com vídeos de cases de dois clientes da Veeam, Rackspace e Rede Hard Rock Café e Cassinos. Em seguida foi apresentado um vídeo promocional da Veeam, falando sobre “Business Continuity”

Após a sessão de vídeos, entrou no palco o executivo da Veeam, Peter McKay, Co-CEO & President . Essa foi a sua primeira vez em um VeeamON. Ele saudou e agradeceu aos participantes presentes (em torno de 3000 pessoas) e que falou que mais haviam entre 3000 e 4000 pessoas assistindo o evento online, entre eles funcionários da Veeam que não estavam presentes.

Em seguida, Peter contou um pouco sobre sua carreira e como ele “foi convencido” pelo Ratmir a sair da VMware e assumir uma posição na Veeam.

Logo após essa introdução, Peter falou sobre a enorme transformação que ele assistiu na indústria durante sua carreira – Mainframes, Client-Server, Virtualização e agora Cloud. Outro ponto de destaque foi essa “nova geração” que nunca tiveram uma vida que não fosse digital.

Em seguida, o executivo falou alguns números sobre a Veeam e como a empresa está indo bem e em crescimento constante durante esses 10 anos de existência e inovação (A Veeam foi fundada em 2006, mais aqui )

Números:

 

 

 

 

  • A Veeam tem + 245.000 clientes em 142 países
  • A Veeam está presente em 74% das empresas do Fortune 500
  • A Veeam tem 2x o NPS (Net Score Promotion) da media da indústria (73)
  • A Veeam teve 34 quartes (trimestres) consecutivos de crescimento no faturamento
  • 87% dos clientes renovam o contrato de suporte

Realmente são números bastante expressivos!

Logo após a apresentação dos números da empresa, foi a fez de Peter apresentar brevemente as novidades que seriam anunciadas durante os dois dias de evento:

  • Lançamento da Versão 10 do Veeam Availability Suite (Version 10)
  • Planos para a plataforma de Clound
  • Fortalecimento da parceria com Microsoft, AWS, HPE, IBM, Cisco e VMware
  • Parceria e investimento na empresa N2WS para integração com AWS

Visão da Veeam é prover “Always On Availabillity” para qualquer serviço e qualquer cloud, além da experiência “Anyone, Anytime, Anyplace”

Ratmir: Meias verdes e “Veeam just means VM

Peter convida então, o Co-Founder da Veeam Ratmir Timashev ao palco. Ratimir então começou seu breve speech com uma piadinha sobre usar peças de roupa verdes, ele estava usando um cinto verde e um par de meias também verdes.

Ratmir (que acabou de sair do controle da Veeam) falou também sobre o novo “look and few”, novo logo e novas cores da Veeam e contou um caso curioso sobre o nome da companhia:

Veeam significa simplesmente “VM” – Vee Am – (Virtual Machine).

Porém, existe uma outra história: Que o nome da Veeam significa 5:33am – horário em que a empresa foi “batizada”

5 (V em algarismos romandos) 33 (EE) AM (da manhã).

John Metzger e Live Demos

Em seguida, é a vez de John Metzger, Vice Presidente and Product Marketing subir ao palco para apresentar as novidades.

John apresentou um fato interessante:

De todos os clientes da Veeam, 25% rodam seus workload em servidores físicos e 75% em ambiente virtualizado.

Ele chama então o “Dream Evangelist Team” da Veeam para apresentar as novidades em demos ao vivo.

Veeam Evangelist Team

Veeam Availability Suite Version 10 – Key New Enhancements:

  • Physical Network Attached Storage protection and support
  • Tier 1 applications and mission critical workloads with the new CDP (Continuous Data Protection)
  • Native Object Storage Support
  • New Universal API
  • Native Agent Support
  • Built-in management for Veeam Agents

Veeam Agent for Microsoft Windows.

A primeira demo do dia, ficou por conta de Clint Wyckoff, que infelizmente enfrentou um pequeno problema técnico bem no início de sua apresentação, mas em seguida a demo do produto pode finalmente começar.

Clint apresentou o funcionamento do gerenciamento centralizado dos agentes diretamente na console do Veeam Backup and Replication na versão 10.

NAS Backup Support

Em seguida foi a vez de Rick Vanover apresentar a demo de um restore a partir de um file share (NFS Share) em um NAS.

Veeam CDP (Continuous Data Protection)

A terceira demo do dia ficou a cargo de Michael White fez a demo da nova funcionalidade Veeam CDP (Continuous Data Protection)

Com o CDP você será capaz de ter um RPO (Recovery Point Objective – ou seja, a quantidade de informação que é tolerável perder, no caso de um desaste com perda de dados) de 15 SEGUNDOS. Isso é quase como fazer um backup em tempo real dos dados de suas principais VMs para o seu storage. Isso só é possível, pois essa feature não usa Snapshots – como um backup normal, graças ao uso de uma API para “filtragem” de I/O presente no VMware vSphere (vSphere APIs for I/O Filtering – VAIO. Mais informações aqui e aqui).

E nenhum produto do mercado até o momento tem essa feature ou algo minimamente parecido com isso (estou falando com você CommVault!!!).

Native Object Storage Support

Michael Cade faz a demo da nova funcionalidade, que permite mover os backups de um armazenamento “Premium” para um storage ou armazenamento mais barato, incluindo Amazon S3, Amazon Glacier, Microsoft Azure Blob ou qualquer outro storage compatível com  S3/Swift – mais sobre Object Storage aqui. Essa feature é perfeita para armazenamento de backup com longa retenção.

Essa era uma feature que já deveria existir há muito tempo e uma das principais razões para não usarmos Veeam lá na firma!

Universal Storage Integration API

A Veeam na Versão 10, vai disponibilizar uma API para alguns parceiros selecionados – a principio IBM, Lenovo e INFINIDAT – para a criação de integrações com o Veeam Backup & Replication. Novos storages que já terão essa solução embarcada são: IBM Spectrum Virtualize e a família IBM Storewize, Lenovo Storage V Series e storages da INFINIDAT

Com essas APIs de integração, o backup se torna até 5X mais rápido do que em um storage normal.

O demo dessa nova feature, também foi apresentada pelo Michael Cade

Veeam Availability Orchestrator (VAO)

Plugin de Integração com vRealize Log Insight

Michel White fez uma breve introdução e mostrou algumas telas do plugin de integração com VMware vRealize Log Insight, onde as informações do Veeam B&R estavam presentes dentro do vRealize Log Insight, tornando assim, mais fácil para o administrador do ambiente VMware, visualizar as informações dentro da ferramenta que ele já está acostumado.

Data Gravity for Availability

John falou sobre as iniciativas da parceria com a DataGravity (@datagravityinc) com o lançamento do produto Datagravity For Availability (DGfA)

O novo produto da DataGravity permite fazer pesquisas dentro do repositório de backup do Veeam B&R, procura por padrões. Mais informações podem ser encontradas aqui

Data Gravity’s fully federated search and analytics capabilities enable organizations to meet corporate data governance and regulatory compliance requirements, while providing total data visibility, security and enhanced availability for IT, virtualization, and security professionals. Combined with Veeam, organizations can ensure the protection and security of their most sensitive business information while maintaining optimal service Availability;

Link para o produto no site da DataGravity e link para o White Paper

Virtual Tape Library (VTL) – StarWind Cloud VTL for AWS

Em seguida, um novo produto, desta vez fruto da parceria entre a Veeam e a Starwind (@starwindsan) – StarWind Cloud VTL for AWS, foi apresentado pelo Rick Vanover.

Para quem como eu, não conhece ou não está familiarizado com o conceito de Virtual Tape Library (VTL), recomendo a leitura desse post e desse post. Mas basicamente, o VTL elimina a necessidade de uma “máquina de fitas (tapes)” física, mantendo assim, a retenção da fita, mas tudo de uma forma virtual, baseado em disco ou em cloud.

StarWind Cloud VTL for AWS and Veeam offers cost-effective and scalable tape replacement with Amazon S3 and Glacier object storage, helping businesses to meet regulatory requirements for data retention with no changes to the established tape-centric data archival processes.

Link para o press release no site da Startwind

Veeam Availability for AWS

Mais um produto fruto das parceiras da Veeam, desta vez com uma empresa chamada N2W Software  (@n2wsoftware) e foi a vez de Rick Vanover mostrar um sneak peek da nova ferramenta Veeam Availability for AWS (houve uma apresentação depois com mais informações – eu participei dessa sessão e vou postar em breve).

Veeam Availability for AWS é uma solução nativa em cloud, sem agente (agentless) criada para proteger e recuperar aplicações e dados localizados no ambiente da AWS.

A apresentação foi “beeemmm” rápida, mas deu para ter uma idéia do que vem por ai. Mas não se anime, a solução parece estar bem bem bem crua ainda.

 

NOVO Veeam Availability para AWS é a primeira e mais completa solução sem agente para proteção de dados e disponibilidade para AWS e suas aplicações e dados.

Essa solução reduz os riscos de perda de acesso à suas aplicações, além de garantir proteção para seus dados AWS contra exclusão acidental, atividades maliciosas e interrupções, com backups e recuperações para instâncias em nuvem Amazon Elastic Compute Cloud (EC2).

Já está no ar um “Hotsite” em Português, onde você pode se cadastrar para receber mais informações.

Após a curta apresentação, John Metzge faz suas considerações finais, termina sua apresentação e deixa o palco.

Na sequência, foi apresentado um video com jovens falando sobre “Qual é o seu sentimento se um serviço não está disponível”

Depois, mais um video, desta vez “engraçadinho” com o COO da VMware,  Sanjay Poonen e Frank Palumbo, Senior VP da Cisco

Parceria com a VMware

Peter Mackey volta ao palco e chama o COO da VMware, Sanjay Poonen (@spoonen), que falou sobre a parceria entre Veeam e Vmware, Hybrid Cloud e a Revolução que a cloud está fazendo nas empresas.

Parceria com a Cisco

Depois foi a vez de Frank Palumbo (@fpalumbo), Senior VP da Cisco, subir ao palco e falar  sobre o impacto da transformação digital na TI

Video – #VeeamOn 17 – General Session Day One – Highlights

Editei um video com os principais destaques da General Session. Tentei reduzir o máximo possível. O vídeo ficou com pouco mais de 40 minutos (mas da para assistir na velocidade 1.5X). Vou deixar o link aqui embaixo e já aproveito para pedir o seu “like” – porque deu um trabalhão editar esse vídeo 🙂

É isso ai pessoal! Espero que tenham gostado do post. Ficou um pouco grande, mas tentei “transportar” vocês para o evento.

Fotos

#VeeamON - Participantes do evento, aguardando o início da General Session do primeiro dia
#VeeamON – Participantes do evento, aguardando o início da General Session do primeiro dia
#VeeamON – As portas foram abertas…
#VeeamON – Vista da faixada do centro de convenções – New Orleans Enerst N. Morial Convention Center
#VeeamON – Panorâmica do espaço interno

 

Só mais um cara quase 40rentão com mais de 15 anos trabalhando com “computação”. Mestre em Nada, NINJA 9º DAN em Coisa Nenhuma.

Conhece um pouquinho de Infraestrutura, Redes, Servidores, SO, Virtualização, Desenvolvimento, Suporte e Helpdesk.

Editor do blog Homelaber Brasil (http://homelaber.com.br)

Nerd, Acumulador, Corintiano-Maloqueiro-Sofredor, Old School Gamer (Arcades), Marido, Pai da Mariana, do João e da Gabi, fotógrafo aposentado e bebedor de cerveja e whiskey.

Series Navigation<< Diário #VeeamON – Bloggers Meeting – Dia 2

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *