Como começar um blog de tecnologia

Este post é a parte número 1 de 2 da série Como criar um blog de tecnologia

Olá Homelabers!

Você quer ter um blog para compartilhar o seu conhecimento mas não sabe por onde começar?

Muita gente me para na rua e pergunta:

  • Valdecir, como faço para criar um blog igual ao Homelaber?

Agora chegou a hora de você descobrir. Como eu disse em outro post, eu já “blogo” há muito tempo, desde que a internet era tudo mato. E durante esses anos (ouveram alguns hiatos ai) eu consegui aprender alguma coisa, alguns truques e vou compartilhar esse conhecimento com vocês.

Esse será o primeiro post de uma série, onde irei mostrar a vocês como criar um blog técnico.

Update: A maior motivação que tive para começar essa série foram os feedbacks desse artigo (Porque ser blogger me fez um profissional melhor?) onde eu falo sobre a importância de ter um blog para a sua vida profissional. Veja também um video onde discuto com alguns amigos sobre o assunto.

Começando pelo começo.

A primeira coisa que você deve pensar, ANTES de criar um blog é PORQUE EU QUERO CRIAR UM BLOG?

Você pode querer criar um blog para dividir o seu conhecimento em uma determinada tecnologia, para falar da sua vida, para contar sobre uma viagem, sobre um projeto, para ganhar dinheiro, para ficar famoso e por ai vai.

A ideia aqui, é focar em blogs de tecnologia, mas se você caiu aqui de “paraquedas” graças ao Google e ao SEO – mais sobre isso lá na frente – você poderá usar muitos dos ensinamentos aqui descritos para criar qualquer tipo de blog.

Ter e cuidar de um blog é muito trabalhoso. Mas por outro lado é bastante prazeiroso.

PAIXÃO

Só inicie um blog, se você realmente tiver a paixão por compartilhar conteúdo, sem esperar nada em troca. Lá na frente, a recompensa vai chegar. Seja ela por forma de reconhecimento, dinheiro, etc. Mas antes de tudo PAIXÃO.

Porque não criar um blog

Não comece o seu blog pensando nessas três coisas:

Dinheiro – Você pode ganhar dinheiro com um blog? Claro que pode! Vai ser fácil? NÃO! Para você começar a ganhar dinheiro com o seu blog, vai demorar um bocado de tempo, a não ser que você já tenha dinheiro ou seja famoso, você somente irá ganhar dinheiro com o seu blog, depois que o seu blog estiver bem estabelecido, o que leva algum tempo para acontecer

Notoriedade/Fama – Também vai demorar um pouco! Você pode ter a sorte do seu blog estourar do dia para a noite, após um post fenomenal. Você pode ir parar no Jornal Nacional, ser retuitado pelo Bill Gates ou ainda virar trend topic no reddit. Mas de novo, isso não acontece com todo mundo.

Dinheiro – Ganhar dinheiro é muito bom e não há nada de errado com isso. Eu tenho o Homelaber há quase três anos e somente agora, consegui ganhar alguns trocadinhos com ele. Comece o seu blog por paixão, por prazer, que a “fama” e a “fortuna” chegará com o tempo.

Agora que você já sabe o porque quer criar o seu blog, vamos acertar alguns pontos antes de partir para a parte técnica:

Antes de começar

Após definir o PORQUE VOCÊ QUER TER UM BLOG, o próximo passo será definir:

  • Nicho – Escolha um nicho e siga fielmente a esse nicho. Quanto mais específico for o seu blog, maiores são as suas chances de ser notado. Escolha um nicho se mantenha firme nesse nicho. Nada impede que você mude e corrija a rota ao longo do caminho, mas é importante começar com um nicho.
  • Público alvo – Defina quem será o seu público alvo. Isso irá ajudar a você definir o seu estilo de linguagem, sobre quais assuntos irá abordar, etc. Um exemplo: Profissionais do ramo de TI, que trabalham com Microsoft Exchange, que lêem alemão e estão localizados em Munique.
  • Frequência – Publique com frequência. Defina uma frequência de publicação e siga esse cronograma. Nada mais chato do que entrar em um blog e ver que o último post foi há 6 meses atras! Muitas vezes você passará por tempos ou fases em que não conseguirá postar nada – e isso é normal. Por isso, você sempre tem que ter na manga alguns posts escritos para esses hiatos criativos ou falta de tempo mesmo.

Agora mãos a massa

Nos próximos posts, irei abordar os seguintes temas:

  • Escolhendo um nome para o seu blog
  • Registrando um domínio
  • Escolhendo a Plataforma de blog
  • Escolhendo onde hospedar o seu blog
  • Escolhendo o design do seu blog
  • Plugins
  • Checklist antes de lançar o seu blog
  • Aprendendo SEO
  • Divulgando o seu blog
  • Redes sociais
  • Hello World! O seu primeiro post
  • Agora é com você

É isso ai pessoal! Deixe nos comentários sua opinião sobre esse post e sobre o que você quer saber.

Até!

VC

Series NavigationComo escolher um nome para o seu blog >>

Só mais um cara quase 40rentão com mais de 15 anos trabalhando com “computação”. Mestre em Nada, NINJA 9º DAN em Coisa Nenhuma.

Conhece um pouquinho de Infraestrutura, Redes, Servidores, SO, Virtualização, Desenvolvimento, Suporte e Helpdesk.

Editor do blog Homelaber Brasil (http://homelaber.com.br)

Nerd, Acumulador, Corintiano-Maloqueiro-Sofredor, Old School Gamer (Arcades), Marido, Pai da Mariana, do João e da Gabi, fotógrafo aposentado e bebedor de cerveja e whiskey.

6 Comments

  1. Muito legal a iniciativa, Valdecir!
    Pode ajudar muita gente a não entrar cego nisso. Eu entrei meio boiando, mas tô pegando o jeito! E reafirmo aqui que o importante é a paixão. Escrever é bem legal, comecem apenas pela prática de escrever e compartilhar ideias, o resto vem com o tempo.

  2. Um problema que vejo na maioria dos blogs é o abandono. Muitas vezes chego nele pelo Google e gosto do conteúdo que estava buscando, então vou ver o que tem mais de interessante e vejo que o último post foi há meses.
    Estou iniciando agora, portanto é um mundo totalmente novo pra mim. Ainda estou me inserindo nesse mundo e me ajustando para que eu possa tirar o melhor proveito. Essa série vai ser de grande valia pra mim.

    1. Ah Jorge… esqueci.
      Realmente, entrar em um blog e não ver atualizações é realmente muito frustrante, mas as vezes passamos por hiatos e problemas e simplesmente não conseguimos blogar. Eu tento ao máximo, colocar conteúdo relevante sempre que possível, mas as vezes escapa. Ter um blog da trabalho!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *