AutoLab – O script que facilita o setup do seu HomeLab

Olá Homelabers!

Nesse post vou mostrar a vocês uma “coleção de scripts” que automatiza a criação de um lab VMware completo. Esse “produto” se chama AutoLab e foi criado pelo Nick Marshall – autor dos melhores livros sobre VMware que eu já li até hoje – Mastering VMware vSphere 5.5 e  Mastering VMware vSphere 6 (assunto para um outro post).

logo-long-autolabs

Com o AutoLab é possível subir um ambiente completo de VMware – ESXi, vCenter, etc em questão de 2 ou 3 horas e com um esfoço mínimo. É uma ferramenta excelente para a criação de um PoC (Prova de Conceito) onde se precisa subir um Lab para demostração de alguma feature do produto e depois destruí-lo.

No site do AutoLab existe uma documentação super bem escrita e com todo o passo-a-passo para a instalação e deploy completo, links para download dos software necessários, etc.

O Autolab está disponível para ESXi, VMware Fusion (Mac) e VMware Workstation (Windows) e também para um serviço de núvem chamado Ravello e o script instala as versões 5, 5.5 e 6.0 do vSphere. Na data de publicação desse post, o AutoLab está na versão 2.6

AutoLab-color-leftside-72-dpi

Eu não recomendo usar o AutoLab para montar o seu primeiro laboratório ou o seu HomeLab, pois como ele automatiza o processo por inteiro, você acaba não aprendendo como realizar a instalação, não passa pelas dificuldades e não erra – errar é a melhor forma de aprender.

De qualquer maneira, sugiro que você teste o script, faça uma instalação e se necessário use no seu trabalho, na sua monografia – olha ai a idéia, fazer uma monografia sobre virtualização, etc. 🙂

Para baixar o Autolab, acesse o link e faça o seu registro. O projeto AutoLab é patrocinado pela empresa Infinio e seus dados serão repassados a eles – EU não vejo problema nisso, pois é uma troca, seu e-mail pelo AutoLab.

Após o registro, você será redirecionado para a página de Download. A primeira coisa que você deve baixar é o Deployment Guide. Leia todo o documento – está em Inglês – e a partir dai comece a baixar os pacotes necessários. Preparação é a chave para o sucesso  😯

Requisitos de Hardware:

Os requisitos de hardware para subir esse lab não são muito exigentes. A documentação fala em um Intel i7, mas eu acredito que deva subir e rodar (não espere aqueeeeela performance) em um Intel i5 e 16Gb RAM. Se você não tiver 16GB, tente subir em 8GB mesmo. Deve funcionar.

HardwareMinimumGreat ChoiceUsed to build the lab
CPUDual Core, 64BitQuad Core, i7i7 Quad Core
RAM16GBHow much can you afford?32GB
Hard Disk120GB free space200GB SSD free space240 GB SSD
Operating System64 BitESXi 5Windows 7 64Bit
Virtualization SoftwareVMware Player (untested)ESXi 5VMware Workstation 10

Vamos lá… tente fazer a instalação do Autolab e volte aqui para deixar o seu comentário! Se conseguiu, se teve dificuldades. Compartilhe conosco o resultado.

Eu pretendo fazer um post sobre a instalação do Autolab em um futuro não muito distante.

Links:

Facebook da LabGuides – Acesse a página e deixe o seu joinha

Twitter do Nick @nickmarshall9

Blog do Nick Marshall

AutoLab

Até o próximo post e não se esqueça de deixar o seu comentário no post, seguir o HomeLaber no Twitter (@Homelaber) e curtir a nossa página no Facebook (fb.com/homelaber) para ficar sempre atualizado das novidades do blog.

 

Só mais um cara quase 40rentão com mais de 15 anos trabalhando com “computação”. Mestre em Nada, NINJA 9º DAN em Coisa Nenhuma.

Conhece um pouquinho de Infraestrutura, Redes, Servidores, SO, Virtualização, Desenvolvimento, Suporte e Helpdesk.

Editor do blog Homelaber Brasil (http://homelaber.com.br)

Nerd, Acumulador, Corintiano-Maloqueiro-Sofredor, Old School Gamer (Arcades), Marido, Pai da Mariana, do João e da Gabi, fotógrafo aposentado e bebedor de cerveja e whiskey.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *